Mapa das Franquias: Especialistas em franchising dão dicas de como empreender na crise
Otimistas, os consultores explicam que o cuidado deve ser redobrado e que planejamento e estudo de mercado são essenciais para abrir o próprio negócio de forma segura.
Todos sabemos que o próximo ano deve ser cheio de incertezas e contar com instabilidades financeiras, talvez ainda mais assustadoras do que as que aconteceram neste ano. Mas é também neste cenário que nascem grandes oportunidades para lucrar sendo dono do próprio negócio.
De acordo com Lucas Atanásio Vetorasso, consultor da Teaser Franchising, é nesses momentos que os corajosos irão se sobressair. O consultor explica que há alguns mandamentos que devem ser seguidos para investimentos e o cuidado deve ser redobrado em épocas como a que estamos vivendo. “Lembre-se que o trabalho se inicia antes da porta da sua empresa abrir. A palavra de ordem é planejamento e o segredo é identificar a dinâmica do mercado e acompanhá-la, além de enxergar as necessidades e potencial do ambiente onde se implantará o negócio”.
Qualquer que seja a atividade, quem vai começar um negócio deve diagnosticar o potencial de venda dos serviços ou produtos a serem oferecidos e compará-lo ao plano de negócios mínimo que pretende alcançar.
Com as condições devidamente analisadas, o próximo passo é se empenhar para alcançar o sucesso que espera. “Trabalhe duro e expanda quando o mundo estiver se retraindo”, ressalta Lucas.
Para Everton Didone, da Conceito Franquias, também é necessário estudar o produto que irá trabalhar. “A receita para montar qualquer negócio é estudar com muita calma o mercado e juntar o maior número de informações possível para não se deparar com erros que podem ser mortais para o negócio. É muito importante observar o comportamento do mercado e trabalhar com um produto que seja necessário para a clientela em geral”.
Otimista, ele explica que para bons empreendedores, não existe tempo de crise. “O bom empreendedor risca a letra “s” da palavra “crise” e fica apenas com a palavra crie”.
Em expansão mesmo em um cenário de retração, o franchising brasileiro vem mostrando sua força e registrou um aumento nominal do faturamento de 8,2% no 3º trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014, com um total de R$ 35,5 bilhões e 133.897 operações de franquias em atividade. O setor é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir o próprio negócio, mas é preciso ter cautela ao escolher uma franquia. “As chances de erro são menores ainda quando o futuro empresário busca uma franquia consolidada no mercado nacional, pois das muitas dificuldades que seriam encontradas durante a fase de implantação e operação do negócio, a franqueadora já vivenciou e consegue oferecer a solução exata para o então franqueado.”, declara Everton.
Mary Help
Primeira rede de franquias do Brasil especializada na seleção de profissionais mensalistas e diaristas para serviços domésticos. Recruta além de empregadas domésticas, babás, passadeiras, motoristas particulares, acompanhantes de idosos, entre outros.
Investimento inicial – R$ 30 mil
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