Negócio próprio: como escolher o seu?
Você deseja ser chefe e ter um negócio próprio? Se a sua resposta é sim, saiba que o empreendedorismo está em plena expansão no Brasil.
Até o primeiro semestre de 2017, o número de empresas criadas foi recorde e subiu 12,6%. Com isso, mais de 580 mil novos empreendimentos foram abertos, de acordo com uma pesquisa do Serasa Experian.
E não é para menos, já que abrir o próprio negócio pode proporcionar mais satisfação pessoal e profissional, rendimento extra e independência financeira, além de ser uma ótima alternativa para quem quer ou precisa conciliar trabalho e família.nPorém, é grande o número de pessoas com dúvidas sobre a escolha do negócio ideal.
Muitos questionamentos podem surgir! Afinal, como decidir o melhor segmento? Qual o produto ou serviço que será oferecido? Existe perspectiva de crescimento e lucro?
Muita calma nessa hora! Nós ajudaremos você a escolher o melhor negócio para o seu caso.
No post de hoje, vamos explicar as principais etapas, incluindo a definição do seu perfil empreendedor, a necessidade da pesquisa de mercado e a avaliação das vantagens e do lucro oferecido por cada modelo de negócio.
Acompanhe com a gente e boa leitura!
Defina o seu perfil empreendedor
A primeira etapa para definir o negócio próprio ideal para você é entender
o seu perfil empreendedor. Isso significa identificar:
- suas maiores habilidades;
- a área que gosta de atuar;
- as atividades com as quais você tem mais afinidade.
Ao determinar esses pontos, ficará mais fácil avaliar em qual setor você se encaixa.
Dessa forma, é importante responder às seguintes perguntas:
Quais são suas capacidades?
Pare, respire e pense: o que você sabe e o que é capaz de fazer? Uma boa dica é aproveitar os conhecimentos nas áreas em que já trabalhou para abrir o próprio negócio.
Por exemplo, se você tem experiência em limpeza e conservação, pode utilizar tudo o que aprendeu a respeito para ter o próprio empreendimento nesse mesmo setor.
Também é fundamental investir em educação. Para quem está começando, existem diversas opções de cursos on-line gratuitos sobre como empreender e iniciar um negócio.
Com qual área você tem mais afinidade?
Depois de avaliar suas capacidades, é necessário descobrir qual a área que você mais gosta. Trabalhar com o que se ama é essencial para quem deseja ter um negócio.
Isso vai ajudar na hora de superar desafios e propor inovações, que são aspectos importantes para o futuro da empresa.
Para fazer essa definição, defina quais são os seus objetivos. São alguns exemplos:
- ter mais tempo com a família;
- garantir a própria fonte de renda;
- conquistar sua independência financeira .
Prestar atenção nas opções disponíveis no momento também ajuda a escolher em qual área abrir o negócio próprio.
Seu perfil é para o negócio escolhido?
Agora, é preciso avaliar se o seu perfil é o ideal para o negócio que pretende abrir.
Seja realista e objetivo. Pergunte a si mesmo se tem o dinheiro necessário para investir e se possui uma reserva suficiente para fazer a empresa funcionar até começar a dar lucro.
Saiba que existem opções acessíveis de negócios, como as franquias de baixo custo e com grande retorno.
Outro ponto importante é dar atenção à gestão da empresa. Trabalhar como funcionário na área que gosta é diferente de ser o dono, já que novas responsabilidades surgem, como:
- gerenciar sua equipe;
- cuidar da parte financeira;
- buscar bons fornecedores;
- desenvolver ações de marketing para a divulgação da empresa, etc.
Pesquise mercados, produtos e serviços
Depois de fazer uma boa análise de si mesmo, vá para a próxima etapa, que é pesquisar o mercado, as demandas, os potenciais clientes, o produto e os serviços oferecidos. Iniciar a definição desses pontos ajuda a montar uma estratégia consistente para o negócio.
Alguns questionamentos devem ser respondidos nessa fase, por exemplo:
Existe mercado para o negócio?
Pode parecer óbvio, mas avalie se existem pessoas interessadas em comprar o seu produto ou pagar por seu serviço. Mesmo que investir no negócio próprio seja promissor, é preciso analisar seu potencial cliente.
Muitas vezes, a empresa não vai para frente porque o mercado não está pronto para o negócio ou porque ela chegou tarde demais.
Dentro desse mesmo tópico, identifique e observe a concorrência. É importante saber com quem você está competindo, no que eles são melhores, quais os desafios que enfrentam e onde não são tão bons. Isso ajuda a ter uma visão mais realista do dia a dia da empresa.
O produto ou serviço é criativo e inovador?
Oferecer um produto criativo e inovador é essencial para quem deseja ter um negócio, mas isso não significa que você precisa inventar a roda. Muitas ideias surgiram da observação das novas necessidades das pessoas.
O aplicativo Uber e o AirBnB são exemplos disso. Eles apareceram em um momento de grande procura por alternativas mais baratas ao uso do táxi e de hotéis. Por outro lado, essas duas ideias também atendiam à necessidade de quem buscava renda extra ou trabalho em um momento de grande crise econômica.
Ambos focaram em soluções criativas e inovadoras, que fossem capazes de resolver novos problemas de um grande número de pessoas. Tenha isso em mente na hora de abrir uma empresa!
Qual a perspectiva de crescimento?
Avaliar a perspectiva de crescimento é outra questão essencial, principalmente para não perder o dinheiro investido.
Nem sempre é fácil identificar isso, mas pesquise, entre em contato com outros empresários ou microempreendedores e, se for preciso, procure ajuda de especialistas na área de gestão.
O setor de serviços, por exemplo, voltou a crescer, e as projeções indicam expansão para os próximos anos. Uma boa recomendação para quem quer começar um negócio com pouco investimento é optar por uma franquia. Credibilidade da marca e garantia de mercado são alguns dos benefícios de participar desse sistema.
Analise se o negócio é vantajoso e lucrativo
Na última etapa, é preciso avaliar as vantagens que o negócio pode oferecer. De forma objetiva, três pontos devem ser observados:
- O empreendimento é escalável?
- A gestão dele é fácil ou difícil?
- O setor é lucrativo?
Ser escalável significa crescer mais, sem aumentar muito os custos com a produção. Já a gestão fala sobre gerenciar o dia a dia, as tarefas e a equipe, de acordo com as metas e objetivos do negócio. Finalmente, o lucro é o ganho que você tem, ao realizar a atividade escolhida. Ele é crucial para o desenvolvimento da empresa.
Por fim, separamos a melhor dica: opte por uma franquia! Nesse sistema, o franqueador fornece licença para o uso da marca, conhecimento sobre a área de atuação e infraestrutura para o franqueado começar o negócio próprio de forma segura e com retorno garantido.
Gostou das dicas e está pronto para abrir a sua empresa? Aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber sobre planejamento financeiro!