Rio-pretenses inovam para lucrar
Diário da Região – São José do Rio Preto – Uma boa ideia e uma iniciativa são os primeiros passos para o surgimento de um bom negócio. E estas foram as bases para a criação de alguns empreendimentos que são novidade em Rio Preto e que vêm fazendo sucesso entre os consumidores. Além disso, empreendedores rio-pretenses possuem a vantagem do alto desenvolvimento da cidade, considerada este ano como a segunda melhor para se viver no País, e da busca constante da população por novidades e facilidades para suas vidas.
No entanto, não basta querer e sonhar com o projeto, é preciso investir tempo e muita dedicação para que o resultado não seja decepcionante, como garante Junior Villanova, administrador, contador e diretor da Incubadora de Empresas de Rio Preto. “Os sonhos podem se tornar realidade, mas é preciso um projeto para isso acontecer. Não basta uma ideia, um bom plano é essencial.
No entanto, hoje as facilidades são maiores. Os empreendedores iniciantes possuem grandes oportunidades em Rio Preto. Temos o Sebrae, a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e a própria Incubadora. Todos à disposição com informações sobre como seguir com mais chances de dar certo”, disse. Outro detalhe alertado pelo diretor da Incubadora é a necessidade de o empreendedor ter uma boa lista de contatos.
“Não adianta nada uma pessoa ter o melhor produto do mundo, se ela não tem para quem vender”, afirmou. E os sonhos já estão se tornando realidade para alguns empreendedores de Rio Preto que correram atrás e aproveitaram o bom momento pelo qual a cidade tem passado. Os irmãos David e Daniel Sparapani, 32 e 34 anos, respectivamente, são exemplos de que com uma ideia criativa e bem executada o resultado pode ser muito sucesso. Segundo David, ambos sempre tiveram o espírito empreendedor, desde muito novos, e sempre que tiveram oportunidade, investiram em novidades.
A mais recente delas é a Mojave, uma camiseteria que possui um formato um pouco diferente e que vende camisetas com estampas inspiradas em música, arte, humor e as tendências da moda. “Desde 2008, quando tivemos a ideia do negócio, buscamos uma maneira inovadora de comércio para nossa marca, inicialmente apostamos no e-commerce, mas na época ninguém acreditava que era possível comprar roupa pela internet. Logo chegaram os clubes de compras e confirmaram a tendência. Então continuamos na busca por inovação e pensamos em um modelo que tivesse a mistura do virtual com o real. Criamos o formato de quiosque posicionado em shoppings e como geralmente o espaço cedido pelo shopping tem em média seis metros quadrados, tivemos que organizar os produtos em tubos que ficam expostos de maneira que o cliente tenha acesso total a mais de 1 mil camisetas. Um self-service do futuro”, contou.
Além do formato diferenciado, a forma com que os consumidores experimentam as camisetas também é, digamos, moderna. Os irmãos criaram um “provador virtual” que mostra, em uma tela, o cliente com a camiseta e ainda possibilita que a imagem seja compartilhada nas redes sociais com os amigos na hora.
Faxina com organização profissional
Outro que soube aproveitar um campo necessitado foi José Roberto Campanelli que, junto com sua mulher, criou a Mary Help, agência que fornece profissionais diaristas (limpar/faxinar, lavar/passar roupas, mão de obra para festas e eventos, etc.) e seleciona e encaminha profissionais mensalistas (empregadas domésticas, babás, cuidadores de idosos, cozinheiras, etc.) para residências e empresas. A ideia surgiu depois que o casal sentiu na pele a dificuldade de conseguir contratar uma profissional diarista para trabalhar em sua residência.
“Logo após retornarmos de uma viagem de férias, ocasião em que, para nossa surpresa e insatisfação, nos vimos sem nossa empregada doméstica que, por motivo de força maior, deixou de comparecer por duas semanas. Casa empoeirada, roupa se acumulando… e a situação foi se agravando”, contou Campanelli. Como os fatos que aconteceram com Campanelli e sua família não são tão diferentes dos sentidos em diversos lares de todo o País, ele e sua esposa decidiram começar o negócio para tornar a vida dos que necessitam deste tipo de serviço mais fácil.